O século XXI será chinês

Trecho final de artigo de Emir Sader, do Carta Maior, intitulado ‘Precisamos falar da China’, sobre 40 anos de reforma política e mudança econômica, iniciadas em 1978:

“…O governo chinês se orgulha de ser a única grande economia sem crise, que mantém há quatro décadas um impressionante ritmo de crescimento constante, ao mesmo tempo que  tirou da miséria a 700 milhõees de pessoas. Agora se dedicam a melhorar as condições de trabalho e de controle da contaminação.

A sensação que se tem é que, se o século XVIII foi francês, o XIX foi inglês, o século XX foi norte-americano, o século XXI já é um século chinês, em que o destino do século será determinado, em grande medida, pelo que aconteça na China. Por isso temos que falar muito da China.”

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *