Nokita Kruschev e o Brasil em 2018

Nos tempos da Guerra Fria, quando visitava Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, Nikita Kruschev, então secretário geral do PCUS, afirmou aos jornalistas que “não havia especialistas norte-americanos em União Soviética, mas vários graus de ignorância”. A história deu-lhe razão. A derrocada da União Soviética em fins dos anos 80 foi um dos fatos mais surpreendentes do século XX, de forma alguma previsto pelos analistas ocidentais. A propósito, creio não ter sido prevista pelo próprio Gorbachev.

Essa situação histórica me veio à mente quando um amigo me perguntou o que eu achava que aconteceria no próximo ano, um ano de eleições. Tudo. Ou nada, respondi.

(Trecho de abertura do artigo de J Carlos de Asssis, com título “A teoria do Caos aplicada ao Brasil).

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *