Estamos perdendo, ou já perdemos, a confiança no Poder Judiciário também, diz senador do PPS

Em discurso nesta segunda-feira (9), o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) avaliou a tentativa de soltura do ex-presidente Lula, ocorrida neste domingo, como sinal do caos institucional brasileiro e da falta de credibilidade das autoridades da República. Ele atacou a politização das decisões do Judiciário, que considera inacreditável num regime democrático, e ressaltou que a desconfiança da população atinge todos os Poderes.

– Nós vimos juízes batendo a cabeça – nem vou discutir aqui qual tem razão – nós vimos juízes politizando questões que deviam ser jurídicas, nós vimos que no Brasil de hoje o resultado do julgamento depende da sorte do réu em cair nas mãos de um juiz ou de outro juiz. Isto é inacreditável que esteja acontecendo numa situação democrática […] Isso está se generalizando. Estamos perdendo, ou já perdemos, a confiança no Poder Judiciário também – afirmou.

Cristovam cobrou uma ampla reforma política que seja “patriótica e não oportunista” e espera que os eleitores escolham seus candidatos conforme seu posicionamento diante dessa reforma. O senador também criticou a proposta de ampliação do número de cadeiras do Supremo Tribunal Federal e considera impossível para o Brasil continuar com um Judiciário em que cada juiz “determina o que quer sobre tudo”.

Agência Senado

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *