Brasil precisa investir US$1,2 trilhão em infraestrutura em duas décadas, diz senador do PR

A infraestrutura precária compromete o futuro econômico de um país. O alerta foi dado nesta segunda-feira (4) pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT). Para ele, nenhuma nação pode ser competitiva no mercado mundial sem, por exemplo, meios eficientes para o escoamento da produção.

Esse é, na avaliação do parlamentar, um dos problemas enfrentados pelo Brasil. Apresentou números de uma pesquisa conduzida pela Oxford Economics com outros parceiros segundo os quais o país teria que investir até o ano de 2040 em infraestrutura US$ 1,2 trilhão.

Além disso, Wellington Fagundes trouxe outros dados, desta vez da consultoria lnter.B. As informações são de que os investimentos em infraestrutura em 2016 ficaram em torno de 1,7% do Produto Interno Bruto, enquanto o necessário apenas para manter a infraestrutura seria de algo em torno de 3% do PIB.

— A carência de infraestrutura, senhoras e senhoras, reduz a possibilidade de qualquer país vir a ser competitivo em qualquer área que seja. Um país sem uma logística adequada, seguramente deixa suas riquezas pelo caminho.

Agência Senado

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *